sábado, 2 de abril de 2011

Como envolver os funcionários para cumprir o plano de segurança e buscar uma melhoria contínua na segurança


Antes de qualquer planejamento de segurança é necessário um trabalho de preparação, para que se atinja com garantia os objetivos desejados. Deve se resolver com criatividade problemas encontrados no meio do caminho. O planejamento deve ser mutável, havendo mudanças justificáveis para que se atinjam os objetivos desejáveis para o plano de segurança, dando prioridade aos objetivos e não para a manutenção do planejamento de maneira rígida.
É importante lembrar que a implantação do planejamento será em atividades que exijam esforços múltiplos, onde haja risco de comprometimento de vidas humanas ou de empresas.
Para melhor resultado inicie a elaboração do plano de segurança utilizando informações adquiridas com experiência própria e de outras pessoas. Também ajuda,  conhecer e ler outros planejamentos, livros e trabalhos.
Em relação ao custo do planejamento de segurança, sabe-se que, a falta de planejamento gera um custo maior.
Para começar a implantação de melhores formas de envolvimento dos funcionários para cumprimento de um plano de segurança, é necessário fazer algumas considerações, como, ter conhecimento e usar como referência a realidade atual, procurar trabalhar com funcionários dispostos e escolher os chamados facilitadores.
Os facilitadores são pessoas comprometidas com o trabalho e com a empresa, dinâmicas, líderes, com boa fluência verbal, bem relacionada com os demais funcionários, com disponibilidade de tempo e acreditar na filosofia do “Plano de Segurança”.
No envolvimento de funcionários para o plano de segurança, sugere-se o preparo de treinamentos, como, treinamentos de noções de segurança no trabalho, treinamentos conforme legislação específica, treinamentos de uso de EPI’s, palestras técnicas e treinamentos de capacitação profissional.  Nem todos os funcionários darão resposta positiva imediata. Surgindo a importância dos facilitadores e outros funcionários aderirem ao “Plano de Segurança” com a função de disseminar a idéia perante aos demais funcionários, além de promover reuniões periódicas, utilizar placas informativas e jornal interno. Por fim, definir e registrar itens de controle para alcançar um resultado que possa ser medido.
Há algumas estratégias que se pode utilizar para maior envolvimento dos funcionários na melhoria contínua na segurança:
  •  Incentivar comentários anônimos através de caixas de sugestão. Implantar idéias viáveis sugeridas pode funcionar. 
  • Encontrar formas de recompensa por meio de reconhecimento. Faça esta significativa pela adição de um dia extra de folga, um certificado, uma bonificação no salário ou outra recompensa que seja viável. 
  • Faça reuniões de feedback regular, além da caixa de sugestão. Novamente, use as idéias quando possível, especialmente porque estas são fáceis de adquirir e gratuitas.
  • Procure os trabalhadores facilitadores que irão motivar outras pessoas através de seus conhecimentos de trabalho, entusiasmo ou ambos.
  • Dar aos trabalhadores os recursos necessários para realizar suas atividades.
  • Certifique-se de que os gestores estão empenhados, e que estão servindo de exemplo aos demais funcionários.
  •  Incentivar troca de experiências, onde, treinamentos também podem ser realizados com a participação de funcionários mais experientes.
  • Realizar palestra ou criar meios informativos, que informe as consequências, positivas e negativas, da falta do uso de procedimentos e equipamentos de segurança.
Para maior eficaz, o plano de segurança deve ser bem estruturado e ter envolvimento de todos os funcionários. Onde os gestores devem acompanhar de perto os funcionários e saber identificar os principais pontos. O sucesso da implantação do plano de segurança envolvendo os funcionários para melhoria contínua da segurança depende também do comprometimento do nível gerencial.
Já que qualquer acidente de trabalho pode ser evitado, a conscientização dos funcionários deve vir acompanhada da comunicação interna, das ações de Recursos Humanos e de Departamentos de Segurança do Trabalho.
Em ações de Segurança do Trabalho, campanhas de motivação, com premiação para funcionários, pode ter resultado positivo. Podem-se desenvolver campanhas ou até competições para incentivar a conscientização dos procedimentos de segurança, como o uso de equipamentos individuais. 
Por fim, o importante é disseminar a idéia de que a segurança no trabalho é um direito adquirido do trabalhador e não uma obrigação, proporcionando maior qualidade e melhores condições no ambiente de trabalho. A melhor maneira de envolver os funcionários para cumprimento do plano de segurança, em busca de uma melhoria contínua na segurança, é a implantação de métodos para a conscientização e educação, ou reeducação, dos funcionários. Mostrando que a prevenção é a melhor maneira de garantir a qualidade de vida do trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário