domingo, 1 de maio de 2011

A importância de saber lidar com as pessoas para o profissional de Segurança do Trabalho

Saber lidar com as pessoas é tarefa importante para qualquer profissional de Segurança do Trabalho. Onde cada vez mais são desenvolvidas tarefas em equipes, a habilidade de lidar com pessoas tornou-se indispensável, pois é impossível implantar qualquer plano de segurança no trabalho sem o envolvimento de todos os funcionários. Motivar e convencer funcionários a exercer procedimentos de segurança no trabalho é uma tarefa que exige compromisso pessoal e persistência, é importante saber falar e escutar o outro.
Ao lidar com pessoas, é importante lembrar que existem diferenças de personalidades, ser compreensivo é essencial para a tarefa de envolvimento de funcionários, sem que haja conflitos sociais. Demonstrar respeito, humildade e compaixão, aproxima as pessoas e facilita à tarefa de envolver funcionários a realização dos procedimentos de segurança no trabalho.
Compreenda que ninguém pode ser mudado, apenas pode ser influenciado a mudar de atitudes. A capacidade e o nível de eficiência de um funcionário no trabalho é resultado de suas habilidades específicas e o treinamento que recebe para executá-lo.
Comprometer os funcionários às tarefas de segurança no trabalho pode ajudar. Assim, desta forma, transfere-se a responsabilidade aos funcionários de cuidar de sua própria qualidade de vida no trabalho.
Criar um ambiente participativo, e de integração com superiores e colegas de trabalho, é uma forma de motivação do trabalhador. Os profissionais de Segurança do Trabalho têm a responsabilidade de criar um ambiente de trabalho onde às pessoas possam se sentir seguras e confortáveis. Além de, sempre demonstrar que as pessoas têm um papel importante na organização e implantação de planos de segurança no trabalho e que outras pessoas contam com elas.
De acordo com José da Cunha Tavares (1995), “o desempenho do trabalhador, em termos de segurança do trabalho, depende do seu nível de motivação e de sua capacidade. Esta é função da seleção e do grau de formação. A motivação é, contudo, bastante mais complexa, dependendo de vários fatores, tais como: o clima e o estilo da organização na perspectiva do trabalhador (influenciada pela entidade patronal, pela direção da empresa, pelo pessoal ligado à segurança) a sua própria personalidade (ego), o fato de se sentir ou não realizado no trabalho que executa, fatores de motivação inerentes ao próprio trabalho (promoção,responsabilidade), grupo de trabalho e sindicato.”
  É sempre importante lembrar que qualquer profissional de Segurança do Trabalho realiza tarefas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do trabalhador no trabalho, sendo assim, este profissional trabalha diretamente para, e com, pessoas, e estas apresentam características próprias adquiridas ao longo da vida.
O profissional de segurança do trabalho tem a tarefa de criar meios para garantir a segurança do trabalhador e convencê-lo a executar os procedimentos criados para a melhoria da segurança e conforto no trabalho, sem que haja conflitos entre ambas as partes. Afinal, garantir um ambiente de trabalho agradável e sem conflitos e essencial para a tarefa de lidar com pessoas para garantir a qualidade de vida dos trabalhadores.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOWDICH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Editora Pioneira, 1997.
TAVARES, JOSÉ DA CUNHA, Tópicos de administração aplicada à segurança do trabalho. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 1995.

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