quarta-feira, 18 de maio de 2011

A utilização de um Sistema de Gestão de Qualidade utilizando o Programa 5S para aperfeiçoar o envolvimento dos funcionários nas atividades da construção civil

                Algumas empresas perceberam que a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade é uma alternativa capaz de solucionar problemas relacionados à organização. E para todo Sistema de Gestão de Qualidade há inserido um Programa 5S. Certificações como a ISO 9001:2000 e PBQP-H (para as empresas de construção civil) ajudam através da padronização e sistematização dos processos, trazendo melhorias à organização, à segurança no trabalho, na motivação dos funcionários e na melhoria do produto final.
            A função do Programa 5S é a de organizar os processos da empresa, com o objetivo de criar condições melhores de saúde física e mental, garantir um ambiente mais limpo, seguro e organizado, manter condições sanitárias adequadas às áreas comuns e garantir que informações e comunicados sejam de leitura e compreensão adequados.
            A mão de obra é o que garante o sucesso do Programa 5S, já que todo o processo está centrado nas suas atividades, necessitando da colaboração de todos envolvidos no processo de produção. As diferenças culturais dos indivíduos é um grande obstáculo para a implementação de um Programa 5S, uma maneira de vencer este obstáculo e fazer com que todos sigam o mesmo objetivo através de treinamentos.
            No caso da construção civil os treinamentos devem mostrar os pontos negativos e positivos da obra para todos os funcionários. Também é importante mostrar os conceitos dos 5S, sempre destacando a importância do envolvimento de todos para garantir o sucesso do programa. Os funcionários precisam entender que o Programa 5S não é só mais uma obrigação, mas também é uma forma de garantir benefícios a si próprios.
Programa 5S
            Para melhores resultados da implementação do Programa 5S na construção civil, é importante lembrar que serão necessárias alterações culturais no trabalho dos funcionários. Os canteiros de obra devem estar sempre organizados e limpos, preocupando-se em organizar um layout que agilize o processo e traga segurança aos funcionários envolvidos. Deve haver também qualidade nas áreas de vivência, preocupando-se com a saúde e conforto dos funcionários, criando assim, um incentivo para que todos se envolvam na implementação do Programa 5S, sem esquecer a necessidade de treinamento dos funcionários mostrando a importância de não danificar as áreas de vivência destinadas a eles.
            Incentivar o respeito para com o próximo é algo que tem que acontecer no decorrer de vários treinamentos, onde os funcionários devem entender que trabalhar de forma organizada, limpa e segura é importante para ajudar o trabalho e a segurança de um próximo companheiro de trabalho e vice versa.
            A conscientização dos funcionários vai criando aos poucos o hábito de trabalhar de uma maneia mais organizada, preocupando-se com a limpeza, além de valorizar cada vez mais o uso dos EPI’s, trazendo assim um ambiente mais seguro e confortável aos funcionários.
            Criar lideranças ajuda a atingir melhores resultados. A presença de facilitadores ou multiplicadores ajuda na fiscalização, colaborando com o Programa 5S, criando uma cultura mais responsável dentro do canteiro de obras.
            Envolver os funcionários com o objetivo de gerar novas idéias ajuda muito na implementação do Programa 5S. Este envolvimento cria responsabilidades aos funcionários além de motivá-los. É necessário após o levantamento das idéias, fazer uma filtragem possibilitando que o grupo atinja conclusões adequadas para resolução de problemas.
            O perfil do coordenador do Programa 5S na construção civil deve ser de um profissional com conhecimentos na área de construção civil e segurança do trabalho, além de ser uma pessoa que saiba ouvir e aceitar sugestões, que seja persistente, comunicativo, bem-humorado, justo, criativo, paciente, que esteja integrado com os fatos que ocorrem na obra.
            Os resultados do Programa 5S são obtidos por pessoas (seres humanos), que tem sentimentos, problemas financeiros e também apresentam instabilidade emocional. Devido a isso é comum que haja rejeição inicial ao Programa 5S, mas com o tempo e ao decorrer dos treinamentos o processo de implementação e manutenção do Programa 5S vai mostrando resultados que acabam conquistando e motivando os funcionários.
            Complementando com o que diz Edinaldo Favareto Gonzalez (2009), “todas as situações mencionadas provocam ao funcionário um comprometimento com a qualidade. Isso é muito bom para a empresa, e ele, tendo sua auto-estima valorizada, trabalha dignamente, por ver que a empresa observa e se preocupa com a forma como desenvolve sua atividade.”
            A implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade utilizando o Programa 5S traz resultados para a auto-estima dos funcionários, já que o programa almeja que as atividades sejam executadas enfocando os 5 sensos (Senso de Utilidade, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de saúde e Senso de Autodisciplina) e que o trabalho seja realizado em ambientes mais seguros e confortáveis, otimizando o desempenho das atividades. Esta postura motiva os funcionários e mostra que a empresa quer tratá-los com respeito e dignidade.

                

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GONZALES, EDINALDO FAVARETO. Aplicando 5S na construção civil. 2. Ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.
RIBEIRO NETO, JOÃO BATISTA M., TAVARES, JOSÉ DA CUNHA, HOFFMANN, SILVANA CARVALHO, Sistema de gestão integrados: qualidade, meio ambiente, responsabilidade social e segurança e saúde no trabalho. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário